taxista

primeira coisa.
blog não é twitter.
isso é mais pra mim do que pra vc.
não preciso [acho que nem devo] ficar colocando aqui o que acabei de fazer.

então.
os taxistas.
uma classe trabalhadora que admiro.
pegam os piores trânsitos e ainda têm disposição de trocar idéia.
[aqui em sp pelo menos].
mas não raramente, encontro alguns que não estão nada pra conversa.
até qdo vc dá a indicação “próxima direita”, vc só ouve um “hunf”.

eu tenho a teoria que só existem duas opções nesses casos.
lógico que existem outra várias.
mas pro meu texto sair do jeito que quero, só existem duas.
liberdade poética.

a primeira é que o cara é novato.
explico.
o que vc faz qdo está no trânsito ou no carro, sozinho?
pensa na vida, né?
tenta resolver problemas.
tenta trazer solução para algo que está incomodando.
e o taxista é um cara mestre nisso.
já ouvi campanhas para elegermos taxistas, pois, pode reparar, eles sempre têm a resposta pra algum problema.
alagou?
tem que plantar mais árvore, pois agem como esponjas e a água escorre.
muito carro em sp?
novo sistema de rodízio, parecido com o da cidade do méxico…
[e tem taxista com idéias melhores!]
unha encravada?
conheço um cara bom e que resolve tudo.
o amor da sua vida te largou?
então não era “da sua vida”. calma. vai aparecer…

mas o cara só chega nesse nível qdo já resolveu TODOS os problemas dos mais próximos.
o processo inicial é ficar matutando o problema de todos ao seu redor, já que tem tempo para isso.
resolve os da sogra, dos irmãos, dos vizinhos, dos caras do futebol de domingo, do pessoal do bar, dos colegas taxistas…
enfim, só qdo ele já solucionou todos os problemas que tem perto, é que ele está habilitado a seguir em frente e no pouquíssimo tempo que dispõe para a grande missão de um taxista: solucionar o problema de seus passageiros.
quem pensa que a principal função dele é te levar de um ponto aonde está para o ponto que quer ir, engana-se.
os taxistas são um grande momento de terapia e dependendo da bandeira [1 ou 2] e do percurso, sai mais barato que uma sessão com o seu psiquiatra.

ou seja, se o cara não tá puxando papo, é porque ele é novato e ainda precisa resolver as próprias questões, para depois se aventurar em novos terrenos.

a outra possibilidade…
então, gastei muito da minha criatividade na de cima, então considera que a outra não é tão legal, a ponto de aparecer aqui.
talvez seja o cara que não é novato e muito menos macaco velho.
o cara é um PhD dos taxistas.
ele é tão bom, mas TÃO bom, que ele saca que o que vc precisa é vc mesmo pensar nos seus problemas.
e ele se faz de mal humorado só porque ele preza muito mesmo pelo seu bem estar psicológico…

3 Respostas para “taxista

  1. E tem o taxista lorota, que conta pra passageira que o Cap. Nascimento entrou no táxi da frente!

  2. Outro dia um taxista me falou que pra resolver o problema do trânsito em São Paulo tinha que fazer igual em New York: proibir carros no centro e abaixar o preço do taxi. Eu pensei “uau, eu não sabia que lá era assim…”. Bem informado esse taxista, né?
    Ele ainda me orientou a quando for precisar de taxi, ligar para as rádios-taxi, pois é perigoso uma mulher ficar pegando qq taxi por aí, e nas rádios-taxi há melhor controle dos profissionais, dá pra denunciar, reclamar, e quem não anda na linha recebe punições.

    Bom, mas eu acho que o bom taxista é aquele que perceb e respeita qd o passageiro quer conversar e tb qd ele não quer papo (às vezes eu não quero, e aí eu que fico tentando ser agradável e vou respondendo). Ah, eu tb sempre perginto, com ar de quem sabe os caminhos, qual caminho ele vai fazer, que é pra espertinhos não pensarem em me enrolar! hehehe

    Ga, adorei vc ter blog agora, vou ser frequentadora assídua.

    Pergunta: o que é twitter?

  3. gáá!
    eu gostei muito que você tem blog!Eu não sou de comentar, mas eu leio : )
    Tanto que eu li ontem, e já voltei hoje pra ler.
    me divirto com seus devaneios. ehhehehe
    beijão

Deixe um comentário

