Você tem cheiro de que?

O olfato é o sentido mais aguçado que possuo. É tão forte que, ao associar cheiros a lugares, pessoas e épocas de minha vida, a sensação da experiência vivida é extremamente arrebatadora, para o bem e para o mal. Dependendo do cheiro, posso ficar com vontade de chorar [e sem ser cebola] ou de gargalhar.

Recentemente fui a Cancun. Assim que desci do avião, tive uma sensação de déjà vu. Me lembrou Salvador, por descer pela escadinha e sem precisar pegar ônibus até o terminal. Aeroporto até que pequeno, calor e umidade ao extremo. Mas tinha algo de diferente no ar. No trajeto até o hotel, aquela sensação ainda permanecia.

Ao conversar com um amiga, a primeira coisa que ela me disse foi “E aí, me conta tudo! Qual o cheiro da cidade?”. Foi a primeira vez que me perguntaram isso em toda a minha vida. Ela me explicou que cada cidade possui seu cheiro, assim como as pessoas e que tenta sempre guardá-lo na lembrança. Acredito que na hora de ‘revivê-la’, é mais real.

Eu sempre percebo esses cheiros e guardo as impressões para mim, mas nunca tinham me perguntado sobre eles. Foi instantâneo: Cancun tem um cheiro doce, parecido com o do bronzeador Banana Boat. É um cheiro que lembra frutas, bem tropical. Mas é doce, mesmo que doce seja algo para que o paladar identifique.

É esse o cheiro que senti assim que saí do avião. É esse o cheiro que ficou impregnado em algum lugar da minha mente. Por isso, ao usar Banana Boat perto de mim, saiba que o sorriso besta na cara é pela lembrança da viagem de lua-de-mel, OK?

Uma resposta para “Você tem cheiro de que?

  1. Não sei se banana boat vai ser um bom ícone para lembrar da sua lua de mel.. Mas, menos mal, a maioria das pessoas não tem nada pra lembrar da lua de mel..

    Também gosto tanto de usar o meu nariz que se pudesse nascer de novo, queria ser um cão.

Deixe um comentário

