Vovó Nair

Eu vou contar do jeito que conheço a história. Pequenos detalhes podem estar historicamente errados*, mas a essência foi mantida.

Antigamente as pessoas não registravam seus filhos assim que nasciam, como acontece hoje em dia. Ainda mais no interior do Brasil, mais especificamente em Minas Gerais. Como o costume era ter mais de 4 filhos, no mínimo, era melhor esperar já nascer o bando e depois registrar todo mundo junto. Por isso, muitas pessoas com 80 anos, no RG, têm apenas 70. Mas o caso aqui não é esse.

A vovó Nair foi registrada junto com um primo. E tão simples quanto a frase anterior, era viver no interior de Minas. RG, CIC, CPF, etc? Nada. Foi registrado, está OK. Então que vovó Nair cresceu, virou moça e conheceu o vovô Moyzés. Eles ainda não eram avós e no auge de sua juventude, Seu Moyzés havia jurado nunca casar com uma Maria, por causa de sua irmã com esse nome, que o aporrinhava mais do que tudo. Sorte dele que vovó Nair era Nair, não? Pois é. Aí que está o enrosco.

No governo de Getúlio Vargas [*], houve um Censo em que todo mundo tinha que ir aonde haviam registrado os filhos, como que para recontar a população. Quando o vovozinho Zé Côco chegou e disse “Nair Gomes Monteiro”, o escrivão não achou. Mas como? Procuraram, procuraram e nada. Aí ele lembrou: Olha, ela foi registrada junto com o primo tal. Procure embaixo do nome dele. – Ah sim, está aqui: Maria Gomes Monteiro. Isso mesmo: Maria. Problema nenhum há com o nome. Desde que você a sua vida inteira tenha dito: Prazer, Maria. Mas lembre-se que ela era [é] a vovó Nair. Ou seja, até os 18 anos, havia se apresentado como Nair e, de repente, descobriu que seu nome verdadeiro era Maria.

Mas como isso?! você pode questionar. Diz a lenda que vovozinho Zé Côco falava meio enrolado, dicção complicada. E a lenda da lenda diz que o escrivão era meio surdo. – Mnaira… Hein?! Mmnnaira! Ah, Maria, lógico.

Ou seja, vovó Nair assina cheque como Maria. Mas ai de chamá-la pelo nome de registro. Se você quiser ser mala no nível Sergio Mallandro, fique à vontade. Mas o nível Serginho Mallandro de ser mala não é algo muito bem quisto na família.

ps. Parece mentira, né? Mas veja, ela tem um irmão chamado Silso. A idéia era que ele fosse Cícero. Juro.
ps2. O que me inspirou a fazer esse post foi o texto da Dª Leonor Macedo, que escreve no eneaotil. Recomendo a leitura dos outros textos também. Ela tem uma família, digamos, peculiar. [Dª Leonor foi piada. Leia o texto].
ps3. Vovó Nair tem mais outros vários irmãos. Um deles é o Xenofonte. Esse não saiu com erro nenhum, é assim mesmo. Xenofonte foi um filósofo grego, soldado, era de Atenas e discípulo de Sócrates. Vovozinho Zé Côco era culto! Cícero, Xenofonte, Eurípedes… só que Cícero ficou Silso.

Anúncios

3 Respostas para “Vovó Nair

  1. Hahahahahaha, Silso foi de doer.

    No mais, tive uma idéia parecida com a do seu avô. Só que ia dar sequencia aos Imperadores romanos, hehehehehehe…

  2. Adoro histórias de família exatamente assim. A tia do meu ex era chamada de Celina nas altas rodas da socidade, mas descobri tempos depois que o nome dela era jardelita.

  3. A história do vô coco é a seguinte:
    Ele adorava discursos e por isso ele adorava oradores. Xenofonte era um advogado criminalista e grande orador em Caramgola-MG. Querendo que o Xenofonte(o nosso) fosse como ele, deu-lhe o nome que ele tem.
    Silso foi da mesma forma. Querendo homenagear um pastor presbiteriano chamado Cícero de Presidente Soares-MG intencionada homenageá-lo usando meu nome. Como ele e o escrivão não entendiam muito de nomes, saiu Silso.
    Ando pensando em trocar de nome por que acho que o mais importante em um nome é a intenção que se tem, principalmente a dos pais. Estou em dúvida, o que você acha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s