Eu não sei fazer conta

O post no blog da Carol Cernev me fez pensar que eu também não sei fazer conta.
Na verdade, eu sei. Mas de um jeito que quando eu conto como cheguei no resultado as pessoas geralmente dizem “Hein?!”

Vou pegar o exemplo dela: fazer algum número x 1,5.
Outro dia precisei fazer 3×1,5. Mas esse é mais simples [me disseram, pra mim é tão difícil quanto]. Enfim… 7×1,5. Como eu faço? 7×3 = 21. 21/2 = 10,5.

Eu multiplico por 3 [o dobro de 1,5] simplesmente porque me ensinaram a tabuada do 3 e a do 1,5 não vi. Me ensinaram também que se você multiplica pelo dobro de algo, para ‘voltar’, é só dividir por 2. E isso, mesmo que às vezes difícil, eu sei fazer ainda melhor que __x1,5.

Agora, um fato bizarro. Ontem, antes de dormir, contava para a Carol [digníssima] que o meu blog está fazendo sucesso. E queria fazer uma média os acessos dos últimos 4 dias [sem contar o sábado e domingo, que aí é sacanagem].

Os números: 64 [recorde mundial do meu blog], 62, 53 e 63. Muito difícil somar tudo. Aí eu assumi que 64 = 4, 62 = 2, 53 = -7 e 63 = 3. Logo, era só fazer 4 + 2 + 3 -7. Ou seja, 9 – 7 = 2, por isso a média seria 62.

Carol, morta de sono e querendo que eu simplesmente apagasse a luz e deitasse na cama o mais rápido possível disse “Hum-rum, é isso mesmo”. E eu disse “HA! [Carol olha feio pra mim, sabendo que eu virei com algo mirabolante] Acontece que sei que a média dará aproximadamente 60 e não 62.” Peguei a calculadora e fiz a média com os números ‘originais’ e deu 60,5. Fui dormir achando que eu era um gênio.

Agora pouco, no MSN, com o Gui, meu irmão. Expliquei para ele a genialidade do raciocínio:

Gabriel diz:
de cabeça, utilizando esses números, qual é a média de 64, 62, 53 e 63?
Guilherme diz:
0,5
Guilherme diz:
utilizando esses números
Guilherme diz:
4, 2, -7 e 3
Gabriel diz:
9 – 7
Guilherme diz:
2
Guilherme diz:
2/4 = 0,5

[grilos cricrilando]

Gabriel diz:
é, eu tinha esquecido de fazer /4.
Gabriel diz:
merda
Gabriel diz:
mas olha só como eu sou gênio…
Gabriel diz:
eu falei 9 – 7 = 2.
Gabriel diz:
e pensei “mas não é 62… a média é aproximadamente 60”
Gabriel diz:

o_O
Gabriel diz:
COMO eu sabia?
Gabriel diz:
e é 60,5
Guilherme diz:
rsrsrs
Gabriel diz:
sério, eu estava errado e acertei
Gabriel diz:
sou um gênio burro
Guilherme diz:
hahahaha

Ou seja, ao mesmo tempo que eu simplesmente sabia que era aproximadamente 60, eu não sei fazer uma simples média aritmética. “Soma tudo e divide pela quantidade de números somados, Gabriel!”. Eu sou um gênio… e não sei fazer contas.

ps. vão dizer que eu chutei o “aproximadamente 60”. Mas eu tinha certeza absoluta que era aquele o valor [existe certeza não-absoluta?]. Eu simplesmente sabia.

3 Respostas para “Eu não sei fazer conta

  1. realmente, Gabriel, você tem problemas… Huahua, mas adorei o seu jeito com os números! Fantástico.

    E quando alguém vier reclamar da sua inaptidão, sorria e diga simplesmente: “Sou jornalista, amigo, não engenheiro”!

    Bjo, até mais

  2. Fiquei com um pouco de dor de cabeça só de ler =P
    Por isso que larguei eletrotécnica e fui para psicologia XD

Deixe um comentário

