Era quinta-feira

Na semana passada recebi um e-mail do Jairo, perguntando “E aí, Gá, não tem Miudezas hoje?”. Era quinta-feira e, infelizmente, não tinha.

Hoje ele me cobrou de novo, mesmo eu tendo dito que só sai às terças-feiras. Um bom sinal: ele gosta dos meus textos. Um mau sinal: ele não presta atenção em mim.

Eis que hoje recebo uma das melhores surpresas. Anteriormente já havia recebido um e-mail assim, de alguém que quis escrever o que havia visto ou vivenciado. Transcrevo abaixo o texto do Jairão, amigo [sem demagogia e com rima infame] do coração. [Talvez ele tenha cansado de esperar o meu texto e tenha ido em busca do dele. A idéia é essa.]

“Era lugar de rotina. Quando passava por lá, sempre acontecia. ‘Moço, tem um trocado?’, infelizmente quase nunca tinha, ou talvez, na maioria das vezes sentia medo de dar, pois achava que o mesmo seria usado para fins não legais, digamos assim.

Mas daquela vez foi diferente. Era um ser pequeno, roupa rasgada, descalça, cabelos enrolados e um grande sorriso no rosto. Logo me afastei e demonstrei não ter nenhum trocado. Infelizmente a minha janela estava aberta e ela insistiu. ‘Oi, você não tem nenhumazinha moedinhazinha assim pra me dar? Pode ser bem pequenininha assim, se você tiver’. Ela não queria um trocado, mas sim uma moedinhazinha. Era linda.

Quando me dei conta, a porta estava aberta, e eu com cinco centavos molhados na mão. Não consegui deter o meu próprio choro. ‘Escrevi uma carta pro Papai Noel, sabia? Tomara que eu tenha me comportado pra ganhar o que eu pedi’. Não consegui falar, mas de alguma maneira, consegui expressar um amor, ou talvez, o amor. ‘Moedinhazinhas eu não tenho muitas, mas o que eu tenho eu te dou’. Um abraço. ‘Deus te abençoe’.

São Paulo, dia 20 de dezembro, próximo à Praça Panamericana, indo para a casa da Ju.

*Jairo não é jornalista como o Gá, muito menos escritor, mas sentiu vontade de passar a experiência pro papel.”

Obrigado, Jairão.

3 Respostas para “Era quinta-feira

  1. ahh, q coisa mais linda Jairão!! fiquei emocionada!!

  2. Que barato, isso.
    Diz pra ele me procurar dia 5/01 na Redação. Um contrato o aguarda… hahahah.

    Abs!

  3. eu adoro quando ele escreve!

Deixe um comentário

