Vento Sul

Aqui não tem trânsito, só ‘fila’. Pensando bem, faz mais sentido. Não há carros parados em todas as direções; ou você está indo para o centro ou para as praias. Sabe-se aonde está o norte, sul e leste da ilha, com todas suas praias.

Quando bate o vento Sul, todos os manezinhos sabem o que acontecerá: se o tempo estiver fechado, vai dar um belo dia de praia. Se estiver aberto, é melhor ficar dentro de casa. Já o vento norte dizem ser sujo. Levanta muita poeira, traz muita sujeira do continete. “É um vento estranho, sabe?” diz um morador da ilha. O fato me lembra o filme “Volver”, de Pedro Almodóvar. Em uma cidade, um determinado vento transforma as pessoas. Não se sabe explicar muito bem o motivo. Assim acontece na ilha. O porque do Vento Sul ser tão limpo e mudar drasticamente o tempo ou o motivo do vento norte ser considerado ‘sujo’ é algo não explicado tão facilmente pelos locais.

Quem mora em cidade com praia sempre tem uma noção melhor dos fenômenos naturais. Mas os manezinhos parecem estar mais em sintonia com ilha do que todos os outros habitantes litorâneos que conheci.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s