The Fiery Furnaces

Como são as coisas. Essa banda existe desde 2000 e só a conheci essa madrugada. Fui dormir 15 minutos mais tarde, mas valeu a pena. Pelo que o programa “Coluna MTV” falou, é um álbum bem menos ‘viagem’ do que os outros. Aprendi a conter minha ansiedade de sair ouvindo tudo de bandas que acabei de conhecer. Ouvi algumas músicas e gostei. Não só do som, mas da banda, em si.

É um casal de irmãos, tocando rock despretensioso. Lembra o White Stripes, claro, mas é diferente. Me lembraram, muito mais, o Radiohead, no quesito ‘postura’. Darei dois exemplos apenas, devido à minha fase de pequenos textos, sem muitas explicações. Se curtir, clique nos links do texto e conheça mais da banda.

1 – A home deles estranha, a princípio. Ao abri-la, verifiquei o som do computador e, só depois, reparei que é uma mensagem destinada a quem é surdo e quer ler sobre o conceito do novo disco, “I’m Going Away”.

2 – O próximo álbum deles será o Silent Record. A dupla de irmãos explica: “Because file-sharing, or downloading, or whatever, has notoriously, or supposedly, made the production of the conventional ‘with-audio’ record obsolete, the Fiery Furnaces will release a Silent Record.” [Traduzindo: o compartilhamento de arquivos (downloads) fez com que a produção de uma gravação ‘com áudio’ se torna-se obsoleta. Ou seja, as pessoas não compram mais o ‘áudio’, apenas baixam. Por isso, eles vão lançar um disco ‘silencioso’].

Para isso, produzirão partituras, anotações e cifras de como as músicas devem ser tocadas. Não será lançado um disco com músicas gravadas. Ou seja, quer ouvir uma música do Fiery Furnaces, do próximo álbum? Aprenda a tocá-las. A dupla montará ‘auditions’ e concertos de interessados em mostrar como é que interpretaram o Silent Record. Tem até email para você se inscrever. Se não tiver uma banda ou não souber tocar algum instrumento, outro jeito de você ouvir o álbum é ir a algum show de Matthew e Eleanor Friedberger. Assim falou Zaratustra.

Anúncios

Uma resposta para “The Fiery Furnaces

  1. Você não conhecia Fiery Furnaces?! o_O

    (a Eleanor ainda namora o Alex Kapranos?!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s