A firma

Primeiro dia de trabalho é algo sempre complicado. Você não conhece direito as pessoas e o que conversar. Conta sua vida? Mas o quanto se abre? Pior é que nem o básico para sobreviver está ao alcance de suas mãos. “Onde é mesmo que disseram que ficava o café? E água? Não vi ninguém com garrafinha em cima da mesa. Será que vou escandalizar com essa minha, de 1,5L?”

Esses dias fiquei imaginando o primeiro dia do presidente, por exemplo. Digamos o Lula, vai, que é o atual e nunca havia exercido nenhum cargo assim quando chegou ao Planalto Central. Será que ele conseguiu jogar paciência no computador dele? O pessoal do TI chegou a bloquear o Twitter, blog e Youtube [tão essenciais para a sobrevivência quanto o café e a água]?

Acho que o mandato de presidente e afins dura quatro anos pois até conhecer todo o pessoal ‘da firma’, pelo menos um ano se passa. Inicia-se sempre pelos que estarão mais próximos, no dia a dia, até o pessoal que escreve para o presidente e acha que ele sorteia cartas como a Xuxa fazia, em uma pequena montanha de envelopes, jogando tudo para o alto e pegando uma no ar.

Secretários pessoais, assistentes, assessores, vice-presidente, presidente da Câmara e o pessoal que trabalha de verdade na Esplanada.”Senhor, esse é o responsável pela limpeza da sua sala. Esse é o responsável pela limpeza do corredor. Esse é o chefe-adjunto da limpeza do andar. Esse é o secretário-executivo do cafezinho depois do almoço”. Aleluia!, deve ter exclamado vossa excelência em suas primeiras horas como presidente, já desesperado por um pouco de cafeína.

Anúncios

2 Respostas para “A firma

  1. Fodástico! Sim, ele deve ter tido a maior dificuldade de decorar o nome de todos, fora o medo de peidar bem na hora que chega alguém apresentando: “esse é o cara quando você precisar de…”

  2. Hummm!

    E os movimentos, que têm que ser calculados? Nada de esbarrar no café! Não sabe o nome da mulher da direita, e agora? Chama como? Oi? Moça? Senhora? Ai! E se ela não gostar? E se estiver ocupada e te deixar em espera lá…? Ah, já te ajudo. Ah, só mais um pouquinho… Tá precisando de mim, né?
    E o que dizer? Qualquer palavra a mais e te rotulam. Aí se vão alguns dias para tirar essa impressão…

    Ai, primeiro dia. Nada melhor do que o último, isso sim… 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s