Falta silêncio no mundo

Eu mesmo, para escrever esse texto, preciso ouvir alguma coisa. Já tive dificuldade em dormir, algumas vezes, pelo silêncio excessivo que fazia. Era ensurdecedor. Talvez não tenha conseguido cair no sono pois passei a escutar o que meus pensamentos diziam. As preocupações gritando, as angústias chamando atenção. É preciso um pouco de barulho para poder esquecer de si. Silêncio demais incomoda.

Sabe quando você sai com um grupo de pessoas [digamos 10] e acaba sentando justamente na frente das duas que nunca viu na vida? Depois de perguntar onde mora, com o que trabalha, se namora, é casado[a], tem filhos, vem o silêncio. Aquele que você acaba comendo mais do que devia, apenas para ser educado e mostrar que não fala de boca cheia, ou seja, não conversar de jeito nenhum. O silêncio constrange.

Às vezes, não é preciso falar nada, apenas ouvir o que alguém tem para compartilhar. Inclusive, há momentos em que é até melhor não falar nada. A pessoa talvez só queira colocar pra fora, sem esperar nenhuma resposta ou solução para seu problema. O silêncio conforta.

Quando em uma entrevista formal, se não falamos nada, involuntariamente fazemos com que a pessoa fale mais. É uma técnica, inclusive, ensinada na faculdade de jornalismo. “Deixe o silêncio falar nas entrevistas. Quando perceber que a pessoa não está respondendo tudo, assim que ela terminar, não fale. Deixe o silêncio tomar conta da conversa. Isso pode fazer com que a pessoa fale mais.” O silêncio intimida.

Depois de uma discussão, quando chegamos ao extremo de dizer aquilo que não pensamos, mas sabemos que irá atingir a outra pessoa, o silêncio pode ser bem-vindo. Não vai resolver o problema, mas pode esfriar os ânimos e quebrar corações de pedra. Eu garanto. O silêncio ajuda.

Para quem fala muito, gosta de conversar e é mais curioso do que o caso do Benjamin, ficar em silêncio é sinal de algo não está bem. Por vezes, é verdade. O silêncio é triste. Mas também gosto de ficar em silêncio em momentos de contemplação. Seja da chuva que cai e gosto de observar, seja em determinados períodos da vida, quando acredito que preciso me resignar um pouco e ficar calado. O silêncio ensina.

________________

foto: minha

2 Respostas para “Falta silêncio no mundo

  1. Eu acho que é tipo você falou no começo do texto, tem vezes que é difícil aceitar o silêncio, por que ele faz com que nós escutemos nossas próprias vozes internas, o que eu acho que algumas vezes pode ser algo bom. No entanto, quando estamos passando por uma má fase, elas ficam dizendo tudo aquilo que a gente não gostaria de ouvir.

  2. eu: amei o texto
    silêncio é mesmo um negócio estranho
    Gabriel: demais
    a gente não tá acostumado
    é legal que ele é mta coisa
    às vezes indica algo bom, às vezes indica algo ruim, às vezes faz bem, às vezes faz mal…
    eu: e não depende só da quantidade
    parece uma proposta jogar magic
    vai depender do ambiente, da força, do adversário.
    😉

Deixe um comentário

