Dunga, CBF e Globo

A maioria dos jornalistas sempre mantém um certo cuidado quando vai falar de grandes corporações. Quando essas são Rede Globo e CBF, o cuidado é redobrado. Não acho que seja medo ou “rabo preso”, mas simplesmente é difícil saber o que são fofocas, teorias da conspiração e o que de fato acontece em reuniões fechadas dessas cúpulas.

(Para um resumo do que aconteceu entre Dunga, CBF e Globo, sugiro a leitura desse resumo, do Blog do Tão Gomes e uma atualização do caso pelo UOL Esporte.)

Minhas considerações:

1) A Globo tem preferência em apurações de casos sobre as outras emissoras e veículos, isso é fato. Assessorias de imprensa geralmente não negam pedidos de entrevistas do Jornal Nacional e/ou Fantástico justamente por saberem a quantidade de pessoas que assiste aos programas. Goste você ou não, é assim que tem sido nos últimos 40 anos.

2) O Dunga tem todo o direito de negar entrevistas, seja quem estiver pedindo. É como um professor em sala de aula. Há as regras do colégio, da diretoria, mas dentro da sala de aula, ele é quem diz como as coisas serão.

3) Sabendo que negar entrevistas (exclusivas ou não) para qualquer programa da Globo não é uma prática comum, espera-se, no mínimo, um incômodo por parte do repórter, do editor, do editor-chefe, do editor-executivo, do diretor de jornalismo etc que não estão acostumados com isso.

Agora, a parte onde as coisas começam a ficar complicadas:

a) Como veículo (ou profissional de um) você tem que estar preparado para que coisas assim aconteçam. Professores de jornalismo adoram dar exemplos de políticos que se recusaram a falar e, justamente toda a recusa, foi a matéria do jornalista. Ficar ofendido, achar um absurdo e querer queimar a imagem de quem fez isso com você é antiético.

b) Eu disse que o Dunga tem todo o direito de negar uma entrevista (dele ou dos jogadores), mas há jeitos e jeitos para se fazer isso. A postura de ataque e ofensa do técnico da seleção brasileira também é antiética e antiprofissional. Se ele tem um problema ou se incomoda com a Rede Globo (ou qualquer um de seus funcionários), perde toda a razão ao atacá-los de forma grosseira e xingando. Se ele tivesse dito apenas “Desculpem, mas os jogadores nem eu estamos dando entrevistas coletivas” – Mas o Ricardo Teixeira nos autorizou. “OK, mas mesmo assim, não vamos dar as entrevistas” e fim, não faria sentido o editorial lido por Tadeu Schmidt no Fantástico. Não teria acontecido grosseria nem nada. Do que Dunga poderia ser acusado? “Ele não falou conosco como fizeram todos os técnicos anteriores”? A Globo não faria isso, por saber que um veículo só é preferencial ao outro quando decidem agir assim com eles, mas que nenhum veículo de imprensa pode exigir isso, de quem quer que seja.

c) Assim como o professor na sala de aula, o diretor pode decidir tirá-lo do corpo docente do colégio e simplesmente acabar com esse problema pra ele. Porém, se o professor é competente, dá resultados, os alunos gostam dele, as outras classes também etc, e o professor chega pra conversar e não simplesmente sacar a espada, o diretor também não tomará uma atitude radical, já que também não quer se queimar.

No fim das contas, todos se queimaram. Dunga com a CBF, com a Globo e com os jornalistas que defendem a classe. A Globo com a população, que já tem uma visão conspiratória da emissora, além de se queimar com os jogadores e o (ainda) técnico da seleção, que sempre estiveram presentes nas câmeras do canal 5, dando audiência e trazendo a simpatia do povo. E a CBF, que precisa esperar o término da Copa para decidir o que fazer.

Agora, o que realmente me “diverte” é ver que em quatro anos o circo estará armado na nossa casa, onde também moram todos esses personagens. Vai ser uma história legal de ser acompanhada (e contada). Afinal, estamos aí para isso, né, pelas histórias.

(esse texto do PVC, da ESPN, complementa um pouco o meu pensamento)

Anúncios

25 Respostas para “Dunga, CBF e Globo

  1. Bom texto, Gabriel! Parabéns!

  2. Como está citado no texto não existe meios de afirmar nada, pois ninguém sabe o que ocorre lá(a não ser os personagens citados). Dunga em sua coletiva após a convocação, afirmou que a mtos motivos para convocar um jogador, citando o jornalista Milton Neves em sua resposta. Tudo é muito obscuro e acho desnecessário um post deste tipo, pois aqui nada que não tenha sido comentado já em outros lugares, foi exposto. Aliás outro canal para vc aprofundar-se no assunto http://borgesluciano.blog.terra.com.br/2010/06/21/ha-dois-anos-dunga-anunciava-area-de-desconforto-com-a-globo/

  3. Discordando do Felipe, acho que o texto traz uma perspectiva bacana de quem conhece o universo de assessoria de imprensa, apresenta um resumo do que rolou e linka para uma coletânea de textos complementares. Um dos melhores artigos que li até agora para entender a crise entre Dunga e Globo

  4. gostei tb gá, até me tirou algumas dúvidas…hehe e olha só, fiquei quase um mês sem receber o Cronico. Tá escrevendo menos ou eu que deixei de receber?? bjoo

  5. O melhor texto que lí sobre esse assunto até agora. Parabéns!

  6. Se o Dunga tivesse sido educado (o que deve ser difícil depois de tanto apanhar ao longo das décadas) toda essa sujeira não teria sido espalhada no ventilador e hoje não teríamos tantas pessoas pensando e comentando o que tem acontecido.

    Acredito que isso tenha sido bom não apenas para o futebol como também para o sociedade como um todo, aprendendo a ter espírito crítico e pensando o que realmente é certo e errado!

    Não era, mas depois desta semana, fiquei fã do Dunga!

  7. PARA O TÉCNICO DUNGA OS MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS, POIS ATÉ HOJE ELE FOI O ÚNICO TECNICO QUE SOUBE SEPARAR O JOIO DO TRIGO, NÃO SE REBAIXOU À MÍDIA QUE O TENTOU MANIPULAR, MOSTROU-SE RÍGIDO E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA ÉTICO, DUNGA EU E MINHA FAMÍLIA, COLEGAS DE TRABALHO, WEB E OUTROS LHE APOIAMOS, PERDENDO OU GANHANDO EM COPA, VOCÊ E SUA EQUIPE JÁ SE MOSTRARAM VENCEDORES.
    ESPERAMOS TE VER EM 2014…

  8. PARA O TÉCNICO DUNGA OS MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS, POIS ATÉ HOJE ELE FOI O ÚNICO TECNICO QUE SOUBE SEPARAR O JOIO DO TRIGO, NÃO SE REBAIXOU À MÍDIA QUE O TENTOU MANIPULAR, MOSTROU-SE RÍGIDO E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA ÉTICO; DUNGA, EU E MINHA FAMÍLIA, COLEGAS DE TRABALHO, WEB E OUTROS LHE APOIAMOS, PERDENDO OU GANHANDO EM COPA, VOCÊ E SUA EQUIPE JÁ SE MOSTRARAM VENCEDORES.
    ESPERAMOS TE VER EM 2014…

  9. Ufa
    finalmente encontrei alguém com algum discernimento e imparcialidade para comentar sobre tal caso.
    Parabéns.

  10. Parabéns dunga!
    Não se deixou manipular pela mídia!
    Eu e minha família estamos torcendo por você.

  11. Concordo plenamente, foi algo mais ou menos assim que comentei logo que surgiram os primeiros posts sobre o assunto. Bom ver isso melhor desenvolvido e com mais atenção, valeu.

    Mas o que realmente gostei foi disso:

    http://bestlinky.wordpress.com/

    • Explorando melhor o que quis dizer com melhor desenvolvido, gostei de ver como você colocou os dois lados da moeda em relação ao Dunga.
      Uma coisa que me preocupa, no entanto, é o que tenho notado no twitter. Certo que está difícil encontrarmos exemplos de pessoas sinceras, justas, e ao mesmo tempo que saiba lidar bem com as situações que aparecem. Mas no twitter não houve simples apoio ao Dunga, o forte foi “descer a lenha” no Schmidt.

      Isoladamente, sem problemas. Mas é algo que se repete toda hora. Inclusive ontem falando da Ana Ma. Braga. Somos só bons em xingar e ridicularizar os outros? É essa a ‘garra’ brasileira? Espero mais de nós mesmos. Sei que somos melhores do que isso.

      Coragem de falar o que pensamos nós temos, falta agora pensar em coisas melhores.

  12. Estou acompanhando a briga de Dunga e Globo, e estou gostando muito da postura de Dunga em nao se intimidar diante de uma empresa que manda e desmanda no país, ou seja se aproveita da falta de educaçao brasileira e esta por sua vez por nao estar a costumada a perder esta fazendo de tudo para quebrar o Dunga. gostei da materia .

  13. O melhor comentário sobre o assunto que encontrei em dias na internet. Meus parabéns!

  14. Achei o texto ótimo, Louback. Já tinha lido o post do PVC, mas acho que ele mandou mal ao dizer que o Escobar foi deselegante ao falar no celular na coletiva. Isso é bem normal, a não ser que ele realmente estivesse falando alto ou algo do tipo.

    Essa relação Globo X Exclusividade se estende a outros segmentos. A Exame sempre vai ter mais prioridade em exclusivas do que a Época Dinheiro (pertencente à editora Globo que é da TV Globo) e por aí vai. É normal desde que o mundo é mundo. Veículos brigam com isso inclusive parando de veicular certas empresas ou artistas que sempre garantem exclusividade ao concorrente e por aí vai.

    E em todo esse universo da comunicação, não me recordo de um episódio onde alguém descontente fosse tão grosseiro. Em todas as participações do Brasil em Copas do Mundo, jamais houve um episódio assim.

    E é deprimente querer usar esse episódio para transformar o Dunga em mártir do fim do monopólio da comunicação.

  15. Parabéns DUNGA!
    Eu e minha familia e colegas de trabalho somos inanimes, estamos com você, você mostrou o caracter de como devia ser todo o Brasileiro, honesto, trabalhador, sério e integro.
    Perdendo ou ganhando a copa estamos com você.
    Isso faz com que a gente possa acreditar um pouco mais no nosso BRASIL. Políticos, judiciário, sigam o exemplo de uma pessoa correta que é o DUNGA. Se ele se altera em algumas palavras ou e entrevista, mas fala sério , agora vocês sabem aonde se metem.

  16. Pingback: Dunga, CBF e Globo (via Crônico) « Beto Bertagna a 24 quadros

  17. A única postura do Dunga que tomo como positiva é o fato dele não fazer da Globo “aquela emissora exclusiva e única – a rainha da cocada preta no que se refere a copa do mundo”. Mas realmente ele precisa aprender a ser mais gentil na profissão que exerce, já que também lida bastante com o público. Exemplo de boa educação ele não é – infelizmente.

  18. os jornalistas não defendem a sua classe e sim á sua CATEGORIA!
    ps: vcs são muito CORPORATIVISTAS!

  19. Que corporativismo é esse onde nem uma questão simples como a obrigatoriedade do diploma divide a classe em lados extremos onde cada um se recusa a ceder?

    Que corporativismo é esse onde três dias depois da atitude de Dunga, o Uol (corretamente) dá o outro lado da questão e explica melhor o que Escobar disse ao telefone?

    Cobri imprensa por quase dois anos. Não existe classe mais desunida. Se a imprensa fosse corporativista haveria greves em redações, os salários seriam melhores e lutaríamos com mais força contra as faculdades enganadoras.

    Falar em corporativismo na imprensa é cometer o erro mais comum ao se avaliar a mídia: confundir repórter com empresário de comunicação. Se a imprensa criticou Dunga em peso é simplesmente porque ele foi grosseiro.

    Aliás, se o técnico da seleção pediu desculpas é porque reconheceu que houve erro. Logo, as críticas foram válidas.

  20. POWWW OQ O DUNGA FEZ COMVOCANDO ESSE TIME RUIM PRA COPA MEU DEUS

  21. E por falar em cúpulas, duas eliminações seguidas em quartas-de-final. Não veêm aí um trabalho da CBF bastante questionável?

    A Copa do Parreira foi HORRÍVEL (2006), o Dunga foi uma aposta, de risco. Falhou.
    Eu responsabilizo sem dúvida a CBF, e suas direções questionáveis.

  22. Fazer o que voces estao fazendo com o Dunga, alem de covardia e falta de respeito e demonstracao de abuso do poder de audiencia que um dia vai ter que acabar. E estou certo de que esse dia nao tarda a chegar.

  23. GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO QUE A CBF NÃO PODE CULPAR O DUNGA E SUA EQUIPE POR TER PERDIDO A COPA…
    ELE FEZ O QUE PODE, NÃO TEM CULPA QUE KAKA, ELANO E ETC… TENHA SE MACHUCADO…
    SABIAM QUEM JOGA COM CAVALOS ESTÁ ARRISCADO A LEVAR COICE .
    FOI OS CAVALOS QUE ACABARAM COM OS SONHOS DOS JOGADORES E NÃO DUNGA….
    REGISTRO AQUI QUE A CBF NÃO ESTÁ COM NADA, É FAJUTA….

  24. falou tudo aí em cima, o que estão fazendo é covardia! ter o poder nas mãos para detonar o nome de uma pessoa. inescrupulosos, devemos abandonar de vez esta emissora maquiavélica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s